Quiropraxia pode auxiliar no tratamento de Escoliose?

Quiropraxia pode auxiliar no tratamento da escoliose?

Sim pode e vamos explicar.


A Escoliose segundo a SOSORT é uma condição que compreende um grupo heterogêneo de quadros, que consistem em mudanças na forma e na posição da coluna, tórax e tronco.


A Quiropraxia, segundo a OMS, é uma profissão da área da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção das alterações neuromusculoesqueléticas da coluna vertebral e os efeitos dessas alterações na saúde em geral.


Portanto é importante lembrar que a Quiropraxia trata de alterações neuromusculoesqueléticas da coluna, sendo a escoliose uma dessas condições. Ao falar que a Quiropraxia trata, significa que está dentro do escopo de prática da Quiropraxia técnicas e procedimentos que possuem embasamento científico e auxiliam nos cuidados de pacientes com escoliose. O objetivo comum no tratamento da escoliose está em estabilizar e/ou reduzir o ângulo de Cobb, melhorar qualidade de vida e promover redução de dor.


Em quais pontos os Quiropraxistas podem auxiliar no tratamento da Escoliose?


1. Identificação - O Quiropraxista é um profissional de atendimento primário com formação de nível superior para avaliar e, se necessário, solicitar exames de imagem, cruciais no diagnóstico da Escoliose. Isso é importante pois a escoliose em muitos casos pode demorar a ser diagnosticada e o Quiropraxista pode auxiliar nesse processo.


2. Controle de dor - O Quiropraxista dentro das suas técnicas e intervenções tem uma gama de procedimentos específicos para melhorar quadros dolorosos e reduzir a perda de amplitude de movimento em processos de escoliose idiopática.


3. Auxiliar nas curvaturas da coluna - O Quiropraxista é um profissional que atua com técnicas de tratamento passivo e ativo. Segundo as diretrizes clínicas, terapias passivas como o ajuste articular e demais técnicas de terapia manual são importantes no manejo da escoliose, desde que acompanhadas também de exercícios específicos para escoliose, que é o que mais auxilia nas curvaturas da escoliose. Além do tratamento passivo, Quiropraxistas também podem atuar com técnicas ativas, sendo algumas recomendadas em diretrizes clínicas para o manejo da escoliose. Como exemplo, o Schroth e Scientific Exercise Approach to Scoliosis (SEAS), que são técnicas que possuem exercícios específicos para escoliose.


4. Na pesquisa - Apesar de no Brasil a Quiropraxia ainda estar dando seus primeiros passos, muito do que se sabe hoje sobre coluna vertebral na literatura científica está atrelado a pesquisadores que têm formação superior em Quiropraxia ao redor do mundo. Na escoliose não poderia ser diferente, e temos pesquisadores Quiropraxistas que colaboraram na criação das diretrizes clínicas do SOSORT.


Portanto lembrem sempre: Quiropraxia não é estralo na coluna, Quiropraxia é uma profissão de nível superior na área da saúde, por isso nós da Associação Brasileira de Quiropraxia recomendamos sempre buscar um profissional bacharel em Quiropraxia no nosso site https://abquiro.org.br.



Siglas:

OMS - Organização Mundial da Saúde 

SOSORT - International Society On Scoliosis Orthopaedic and Rehabilitation Treatment


Fonte: 

Negrini S. 2016 SOSORT guidelines: orthopaedic and rehabilitation treatment of idiopathic scoliosis during growth. Scoliosis Spinal Disord. 2018 Jan 10;13:3. doi: 10.1186/s13013-017-0145-8. PMID: 29435499; PMCID: PMC5795289.

Schrothmethod.com


Por Associação Brasileira 24 ago., 2022
Participe do 9º Congresso Brasileiro de Quiropraxia (CBQuiro) de 13 a 16 de novembro de 2024, na deslumbrante Balneário Camboriú, SC. Prepare-se para absorver as últimas tendências e avanços em quiropraxia, com palestrantes renomados compartilhando experiências e pesquisas inovadoras. Aprimore suas habilidades em workshops práticos e estabeleça conexões valiosas em um ambiente propício ao networking. Em meio a praias deslumbrantes, o CBQuiro oferece uma oportunidade única de aprendizado em um local paradisíaco. Inscrições abertas! Garanta sua vaga e junte-se a nós para celebrar a excelência na quiropraxia. Não perca esta chance de transformar sua prática quiroprática em Balneário Camboriú em novembro de 2024!
Justiça proíbe que COFFITO ofereça titulações ou especializações referente à quiropraxia
Por Comissão Jurídica ABQ 20 jul., 2021
O COFFITO deve abster-se de pronunciar ou emitir pareceres sobre a quiropraxia e o exercício da profissão dos quiropraxistas, bem como de oferecer titulações ou especializações referente à quiropraxia dentro da fisioterapia
Governo do estado de SP e inclui Quiropraxistas  como grupo prioritário para vacinação
Por Associação Brasileira de Quiropraxia 04 jun., 2021
Pronunciamento do Dr. Daniel Facchini, diretor da Associação Brasileira de Quiropraxia, sobre a luta da ABQ na inclusão dos quiropraxistas no grupo prioritário de imunização da COVID-19 no estado de São Paulo.
Aliança entre ABQ e QUIROPRAXIA SEM FRONTEIRA fortalece a Quiropraxia Brasileira
Por Associação Brasileira 03 jun., 2021
Da adversidade, surge a oportunidade de fazer a diferença. Em 2020, no auge da pandemia, se concretizou um sonho de amigas quiropraxistas, idealizado há muitos anos: reunindo um time de 24 quiropraxistas brasileiros para a fundação da ONG Quiropraxia Sem Fronteiras.
Por Associação Brasileira 03 jun., 2021
Veja o vídeo institucional da ABQ explicando sobre a Quiropraxia e a Associação Brasileira de Quiropraxia
A única formação reconhecida pela ABQ para o exercício quiroprático é a de graduação (Bacharelado) e
Por Associação Brasileira 02 jun., 2021
Para a ABQ, o título de quiropraxista é devido aos profissionais graduados em instituições de ensino superior e atuantes sob o CBO 2261-05, salientando que apenas esses atingem completamente os requisitos educacionais preconizados no mundo inteiro, para a formação adequada de quiropraxistas.
Uceff lança curso em Chapecó (SC) de bacharelado em Quiropraxia
Por Associação Brasileira de Quiropraxia 01 jun., 2021
O curso de Quiropraxia da UCEFF é apenas o terceiro no Brasil reconhecido pela Associação Brasileira de Quiropraxia. Com um conceito moderno aliando teoria e prática, a grade curricular foi construída para formar profissionais com excelência técnica e preparados para o mercado de trabalho no Brasil e na América do Sul. A UCEFF ainda segue todos os padrões internacionais para Educação e Segurança em Quiropraxia preconizados pela Organização Mundial da Saúde e pelo Conselho Internacional de Educação em Quiropraxia.
Por Associação Brasileira 15 abr., 2020
Video institucional do curso de graduação em Quiropraxia da Universidade Anhembi Morumbi, SP
Mostrar Mais
Share by: