Mídias Sociais

Associação Brasileira de Quiropraxia

Amor pelos princípios éticos e morais da Quiropraxia no Brasil


Associação Filiada à

Federação Mundial de Quiropraxia

Federação Mundial

de Quiropraxia

Sobre a ABQ

A Associação Brasileira de Quiropraxia, ABQ, fundada em 16 Novembro de 1992. É uma entidade jurídica de direito privado, de caráter cientifico, cultural, de estudo pesquisa e educação, instituída para representar os quiropraxistas associados no Brasil e internacionalmente.

Missão


• Representar a QUIROPRAXIA no Brasil e a Quiropraxia brasileira internacionalmente.
• Representar os profissionais credenciados por esta Associação, defendendo seus interesses e prestando-lhes assistência sempre que necessário.
• Zelar pela conduta ética de seus associados no exercício da profissão.
• Divulgar a Quiropraxia de acordo com padrões aceitos internacionalmente.
• Credenciar profissionais e cursos de quiropraxia em território nacional.
• Promover projetos educacionais e de pesquisa em áreas relevantes à Quiropraxia, visando o aperfeiçoamento contínuo da profissão.
• Propiciar condições para a criação de legislação que reconheça e regulamente a Quiropraxia como profissão da área da saúde no Brasil, com direitos e prerrogativas que assegurem a prática da profissão segundo os padrões aceitos internacionalmente.

Lutas e Conquistas da ABQ


1992 - Formação da ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia).
1994 - A ABQ foi aceita como membro da Federação Mundial de Quiropraxia (World Federation of Chiropractic – WFC).
1996 – A ABQ inicia articulações junto as universidades para introdução dos curso de quiropraxia no Brasil dentro dos padrões internacionais.
2000 - A ABQ assessora duas universidades brasileiras a implantar o curso de graduação em quiropraxia.
2001 - Inicia na Câmara dos Deputados em Brasília os tramites do Projeto de Lei (4199/2001), que prevê a regulamentação da quiropraxia no Brasil.
2002 - O presidente da ABQ é eleito representante da América Latina na Federação Mundial de Quiropraxia.
2006 - Primeiro Congresso Brasileiro de Quiropraxia e Simpósio sobre a dor Lombar realizado em setembro, em Curitiba, PR
- O PL 4199 que regulamenta a quiropraxia no Brasil conclui seus tramites nas comissões de mérito na Câmara dos Deputados e encontra-se pronto para a apreciação do Grande Plenário, para então seguir rumo ao Senado Federal.
2007- A ABQ comemora seus 15 anos sob o slogan “ABQ 15 ANOS NOVOS HORIZONTES” com cerca de 300 quiropraxistas formados no pais, e mais de 700 acadêmicos em curso nas universidades reconhecidas.

 

Dados históricos da Quiropraxia no Brasil e da ABQ

Quiropraxia no Brasil

- 1895: A Quiropraxia começa nos EEUU
- Década de 20 - Segundo a historiografia, no Brasil a profissão é praticada livre e sem controle. O americano William Fipps chegou ao Brasil e começou a trabalhar em São Paulo se dizendo quiropraxista.
- 1956: Outro americano Henry W. Young, tambem trabalhou em São Paulo se dizendo quiropraxista.
- 1980: O quiropraxista americano Leroy Otto, DC vem ao Brasil, representando a comunidade internacional e encontra com Mateus de Souza, um quiropata brasileiro.
- 1981: Marino Schuller: graduado pelo Cleveland Chiropractic College, em Kansas City, retorna ao Brasil e abriu sua clinica em Porto Alegre, RS, onde está até hoje.
- 1982: Mitsuoshi Nagaya: graduado da Escola Japonesa, veio para S. Paulo e também começou a trabalhar como quiropraxista, onde se encontra até a presente data.
- 1986: O quiropraxista americano Brent McNabb, DC e Ross Royster, DC vem a convite de Sira Borges para falar e demonstrar o trabalho com a quiropraxia na Bahia.
- 1990: Formado nos EEUU o ICBCA –Association- Associação Internacional dos Amigos da ABQ (International Colleagues of The Brazilian Chiropractic) estando a frente Dr Ross Royster, Brent McNabb, LeRoy Otto, William Thornton para apoiar o desenvolvimento da Quiropraxia no nosso país.
- 1990: Dr. Sira Borges, graduada pelo Palmer College of Chiropractic, retorna ao Brasil e abre sua clínica em Ilhéus, BA. Neste periodo, chega o Dr. Conrad Spainhower, tambem graduado pelo Palmer College of Chiropractic.

ABQ

- 1992: Formação da ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia) em São Paulo.
- 1993: A ABQ apresentou o projeto de educação para o Brasil, no Congresso da Federação Mundial em Londres, participando de uma mesa redonda sobre Educação
- 1994: A primeira Conferencia em Quiropraxia no Brasil foi feita em Ilhéus, Bahia e teve a participação de aproximadamente 120 pessoas. Sete professores vieram da Universidade Palmer dos EEUU.
- 1994: A ABQ foi aceita como membro da Federação Mundial de Quiropraxia (World Federation of Chiropractic – WFC).
- 1996: Uma outra Conferencia em Dor Lombar, com apoio da Associação de Neurologia da Bahia e A Escola Bahiana de Medicina foi feita em Salvador, BA, contando com a presença de Dr. John Triano do Texas Back Institute, como principal conferencista.
- 1997 a 2000: Retorno de profissionais graduados em Quiropraxia, que foram estudar fora do país – Dr Iury Rocha, Dr Eduardo Bracher, Dr Ricardo Fujikawa.
- 1999: Dr.Eduardo Bracher recebeu o premio de melhor trabalho clinico em pesquisa, pela Federação Mundial de Quiropraxia, no Congresso da Nova Zelandia: “A Combined Approach for the Treatment of Cervical Vertigo” which was published in the Journal of Manipultive and Physiological Therapeutics, (vol 23 – number 2 – February 2000)
- 1998: Começo do programa da Feevale em convenio com a Palmer College, para formar docentes para o programa de graduação, com 32 estudantes.
- 1998 a 2005: Promoção de vários seminários e workshops com professores convidados, de fora
- 2000: Graduação da turma do primeiro Programa de Quiropraxia, feito pela Feevale, com apoio do Palmer College Of Chiropractic. ABQ cresce para 35 membros.
- 2000: O Brasil sediou o encontro do Conselho da Federação Mundial de Quiropraxia, junto com a graduação do primeiro programa da Feevale.
- 2000: Seminário promovido pela ABQ, com Dr Thomas Bergman, professor da Northwestern College em Novo Hamburgo, RS.
- 2000: A Universidade Anhembi Morumbi (SP) e a Universidade Feevale (RS) começam o primeiro curso de graduação de Quiropraxia, com duração de 5 anos e carga horária de 4.560 hs.
- 2001: Foi dada entrada no Projeto de Lei (4199/2001), visando a regulamentar a profissão de Quiropraxia no Brasil.
- 2002: O Brasil sedia, com o apoio da ABQ, o Terceiro Encontro Internacional de Educação em Quiropraxia, com mais de 150 educadores de todas as partes do mundo, em S. Paulo, no Hotel Pestana
- 2004: Graduação da primeira turma de quiropraxia pela Universidade Anhembi Morumbi e Feevale
- 2000 a 2006: Vários graduados do primeiro curso da Feevale e da UAM viajam para treinamento na Palmer College of Chiropractic, para se tornarem professores dos dois programas aqui no Brasil
- 2005: Reconhecimento do curso de quiropraxia pelo MEC.
- 2006: Primeiro Congresso Brasileiro de Quiropraxia e Simpósio sobre a dor Lombar realizado em setembro, em Curitiba, PR
- 2007: A ABQ se reestrura, conta com 280 membros e 700 estudantes

Primeira Turma do programa para formação de docentes de Quiropraxia do Centro Universitário FEEVALE / 2000

Primeira Turma do programa para formação de docentes

de Quiropraxia da Universidade FEEVALE / 2000

Quadro de Presidentes

1992 a 2001 - Dra. Sira Borges
2001 a 2003 - Dr. Eduardo Bracher
2003 a 2007 - Dr. Ricardo Fujikawa
2007 a ____ - Dra. Juliana Piva

 

Abaixo-Assinado

Abaixo-assinado em apoio à regulamentação da profissão de Quiropraxia no Brasil.
PL nº. 1436/2011

para ler a respeito e assinar
Clique aqui

Anúncios

Banner
Banner
Banner
Banner

Publicações - Quiropraxia

 Jornal
O Ajuste
 Revista
Brasileira
Jornal da ABQ - O Ajuste
 Revista Brasileira de Quiropraxia
ABQ  : Página Principal

Anúncios