Associação Brasileira de Quiropraxia

Novos horizontes, uma nova ABQ


Associação Filiada à

Federação Mundial de Quiropraxia

Federação Mundial

de Quiropraxia

Jogadores pedem e quiropraxista visita a Seleção

A Seleção Brasileira ganhou um reforço nos últimos dias fora de campo. Trata-se da quiropraxista Elisa Dallegrave (ABQ 0243), convidada pelo médico José Luiz Runco para atender os jogadores na Granja Comary. Entre a segunda e esta terça-feira, a profissional recebeu os atletas no moderno consultório do CT da CBF.

Segundo Elisa, a quiropraxia é uma técnica para cuidar e fazer alinhamentos na coluna. Pode ser um tratamento para alguma dor, mas também deve ser um trabalho preventivo, como é o caso do que está sendo feito na Granja Comary. Ela, inclusive, utiliza uma analogia interessante para explicar a importância do quiropraxista.

- Costumo comparar com escovar os dentes. Você come, suja os dentes e depois escova para limpar. Com a coluna é a mesma coisa. Você usa ela o tempo todo, mas só lembra de cuidar quando tem dor. Na verdade, é importante tratar da coluna sempre - explicou.

Formada pela Universidade Feevale após cinco anos de curso, Elisa está, naturalmente, muito feliz com a oportunidade de ajudar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo. No entanto, não é uma novidade para ele o mundo do futebol. Foi através do ex-jogador Carlos Alberto Torres, o Capita, que ela conheceu o médico José Luiz Runco. Foi ela quem tratou o tricampeão quando ele teve um problema na coluna em 2010.

Apesar de pouco conhecida no Brasil, a quiropraxia é bastante utilizada no meio do futebol. Dante, que já conhece o tratamento há mais de seis anos, desde quando jogou na Bélgica, foi um dos jogadores que pediu a presença de um quiropraxista. 

- É um trabalho excelente. Você sente o corpo mais equilibrado, tudo no lugar. Faz diferença quando se trata de alta performance - comentou o jogador.

 

 
Evento de vacinações da OAB de Novo Hamburgo

A quiropraxista Desiree Moehlecke participou nesta sexta-feira, dia 11/04, do evento de vacinações da OAB de Novo Hamburgo. Neste dia, ocorreu a campanha de vacinação contra a gripe para os advogados, estagiários e dependentes.
Dando dicas e orientações de saúde, Desiree marcou presença no evento falando sobre a importancia da prevenção para manter uma coluna saudável.

 

 
Como desenvolver a prática esportiva da Quiropraxia
 
O Ministério do Trabalho e Emprego - MTE reconhece a atividade de Bacharel em Quiropraxia no Brasil

Um comitê formado por quiropraxistas, osteopatas, autoridades do MTE e da FIPE – Federação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP, nos dias 30 e 31 de março de 2012 discutiram e montaram o painel que descreve as atividades dos bacharéis quiropraxistas e dos osteopatas no Brasil para inclusão dessas ocupações na CBO – Classificação Brasileira de Ocupações.

Foram dois dias de trabalho intenso resultante de um esforço conjunto entre a Associação Brasileira de Quiropraxia e a Comissão Pró-Regulamentação da Quiropraxia no Brasil, que desde o ano de 2007 busca o reconhecimento da atividade do bacharel em quiropraxia junto ao MTE.

A inclusão do Bacharel em Quiropraxia na CBO não é a regulamentação da profissão por Lei, mas, certamente é mais um importante marco que impulsiona a estruturação da quiropraxia no país rumo a sua regulamentação.

A publicação oficial no site da CBO/MTE será em Janeiro de 2013, mas hoje já podemos divulgar que somos reconhecidos pelo Ministério do Trabalho.

A ABQ agradece aos Quiropraxistas participantes do comitê da CBO/MTE:
- Juliana Mano Piva, ABQ 0103 – Presidente da Associação Brasileira de Quiropraxia;
- Evergisto Souto Maior, ABQ 0075 – Comissão Pró-Regulamentação da Quiropraxia no Brasil;
- Daniel Facchini, ABQ 0538 – representando as especialidades da Quiropraxia;
- João Francisco Seixa, ABQ 0263 –representando as formações complementares em Quiropraxia.

 

painel_fipe_cbo_mt_quiropraxia_03_2012

 

 
Missão

Representar a QUIROPRAXIA no Brasil e a Quiropraxia brasileira internacionalmente.
Representar os profissionais credenciados por esta Associação, defendendo seus interesses e prestando-lhes assistência sempre que necessário.
Zelar pela conduta ética de seus associados no exercício da profissão.
Divulgar a Quiropraxia de acordo com padrões aceitos internacionalmente.
Credenciar profissionais e cursos de quiropraxia em território nacional.
Promover projetos educacionais e de pesquisa em áreas relevantes à Quiropraxia, visando o aperfeiçoamento contínuo da profissão.
Propiciar condições para a criação de legislação que reconheça e regulamente a Quiropraxia como profissão da área da saúde no Brasil, com direitos e prerrogativas que assegurem a prática da profissão segundo os padrões aceitos internacionalmente.

 
Parcerias ABQ:

Social

Abaixo-Assinado

Abaixo-assinado em apoio à regulamentação da profissão de Quiropraxia no Brasil.
PL nº. 1436/2011

para ler a respeito e assinar
Clique aqui

Anúncios

Banner
Banner
Banner
Banner

Publicações - Quiropraxia

 Jornal
O Ajuste
 Revista
Brasileira
Jornal da ABQ - O Ajuste
 Revista Brasileira de Quiropraxia

Últimas Notícias

Não tenha mais dores em cima de sua motocicleta

Não importa se você ainda usa uma Honda 55 para andar na sua propriedade, ou se você tem uma grandalhona Gold Wing ou uma velha roncadora Harley Panhead. O principal é que goste de ficar com os joelhos no vento e tenha um estilo de vida saudável.

Clique aqui para ler o artigo completo...

Diretoria da ABQ

Juliana Mano Piva

Diretor Presidente
Roberto S. Bleir Filho
Diretor Financeiro
Letícia Gittaci
Secretário Geral

Fale com a Presidente

Clique aqui para enviar uma mensagem para a presidente da ABQ
ABQ  : Página Principal

Anúncios