Portal da Transparência

 Fique por dentro dos principais trabalhos desenvolvidos pela Diretoria atual da ABQ (Gestão 2022-2024) em prol da instituição e da Quiropraxia Brasileira 

O Portal da Transparência é atualizado semestralmente, sendo a última atualização em 28 Fevereiro/2023

Janeiro, 2022 

  • Elaboração do Novo Código de Ética (2022)

    Em desenvolvimento. Aprovação prevista para Fevereiro de 2022.

  • Lançamento da 1º Edição (JANEIRO, 2022) da Revista da ABQ

    Foi lançada a primeira edição da revista da ABQ, que poderá ser baixada em PDF, de forma gratuita, no próprio site da Associação

  • Lançamento da Anuidade 2022 com desconto

    A ABQ lançou no início de janeiro de 2022, a campanha de pagamento da anuidade de 2022 com desconto até 31/01/2022. A partir de fevereiro, o valor da anuidade passa a ser aplicado sem desconto.

  • Lançamento da Nova Identidade Visual do Instagram da ABQ

    O peerfil de Instagram da ABQ está de cara nova, com uma identidade visual mais moderna e atualização semanal dos principais acontecimentos quiropráticos no Brasil.

  • Lançamento do plano de Associação ABQ ESTUDANTIL

    Uma nova categoria de associação foi lançada, a ABQ ESTUDANTIL, que visa incluir os estudantes de graduação (Bacharelado) em Quiropraxia de todo o Brasil e com isso, unir forças no desenvolvimento da quiropraxia brasileira.

  • Formulário de Interesse na graduação em Quiropraxia

    A ABQ criou um formulário online onde todos os interessados em cursar uma graduação em quiropraxia possa se cadastrar e com isso, facilitar o processo de expansão das faculdades de quiropraxia no Brasil. A ABQ mobilizou uma equipe para gerenciar estes cadastros e intermediar com as intituições de ensino interessadas, em viabilizar a matricula do estudante. Esta iniciativa foi sucesso absoluto e já reunie mais de 200 cadastros em todo o Brasil.

  • Lançamento de Espaços de Patrocínio

    A ABQ estruturou um plano de negócio que visa captar recurso através de patrocínios nos veículos de comunicação da associação (Site, Redes Sociais, Eventos, entre outros.) Para maiores informação em como ser um patrocinador da ABQ, as informações estão disponíveis no site institucional.

  • Lançamento do Mural de Oportunidades Quiropráticas

    A ABQ lançou um novo espaço para a divulgação de oportunidades de trabalho dentro do segmento quiroprático. Estes anúncios são exclusivos para clinicas de quiropraxia que possuam todos os seus quiropraxistas adimplentes e em convergência com o estatuto e código de ética da ABQ.

  • Ampliação do Painel do Associado

    O Painel do Associado, disponível no site institucional da ABQ, está em constante ampliação e novas funcionalidades foram liberadas.

  • Melhoria da sessão ASSOCIE-SE do Site Institucional

    A sessão ASSOCIE-SE do site institucional da ABQ está de cara nova e agora se apresenta de uma forma mais simples e meenos burocrática para que quiropraxistas e estudantes possam se associar e se regularizar na ABQ.

Fevereiro, 2022 

  • Lançamento do Curso de Bacharelado em Quiropraxia na UNIGAMA

    A ABQ estreitou laços com a UNIGAMA e conseguiu lançar o 1º vestibular já para inicio do curso em fevereiro de 2022. Este é o primeiro curso de graduação em Quiropraxia na cidade do Rio de Janeiro. 

    A ABQ mobilizou diversos profissionais que contribuiram na divulgação e gerenciamento da captação de novos alunos para formar a 1º turma do curso.

  • Assembléia Geral Extraordinária

    Em 13/02/2022, a ABQ promoveu uma nova assembléia geral extraordinária a fim de:

    - Apresentar corrigir as nomeações de algumas categorias de custos já apresentadas em 2021, no término da gestão. 

    - Discussão e Aprovação do novo Código de éetica elaborado pela nova gestão da ABQ

    - Discussão e Aprovação da campanha de recuperação de associados inadimplentes

  • Comitê de Elaboração do novo Código de Ética da ABQ

    Membros da comissão de ética e diretores da ABQ se organizaram para discutir e elaborar o novo código de ética da ABQ.

  • Captação de Patrocinadores do site da ABQ

    A diretoria financeira e de comunicação da ABQ se mobilizaram para divulgar os novos planos de patrocínio da ABQ, disponibilizando espaço para anunciantes divulgarem seus serviços e produtos, contribuindo no faturamento da associação

  • Lançamento do curso de graduação em Quiropraxia na UNIRB

    A ABQ estreitou laços com a UNIRB e conseguiu lançar o curso de graduação em Quiropraxia. Este é o primeiro curso de graduação em Quiropraxia na cidade de Salvador, Bahia. 

    A ABQ mobilizou diversos profissionais que contribuiram na divulgação e gerenciamento da captação de novos alunos para formar a 1º turma do curso.

  • Visita do Presidente da ABQ no projeto de Heliópolis, São Paulo - SP

    O Presidente Daniel Facchini da Associação Brasileira de Quiropraxia esteve em São Paulo a fim de visitar, participar e conhecer mais a fundo o projeto social em Heliópolis, onde são realizados atendimentos quiropráticos e suporte no deseenvolvimento de estudantes de quiropraxia.

Março, 2022 

  • Desenvolvimento da Modalidade de Associação - ABQ Estudantil

    A fim de integrar os estudantes dos cursos de graduação em quiropraxia, a ABQ desenvolveu uma nova modalidade de associação. Esta iniciativa, prevista em Estatuto mas nunca aplicada, aproxima o corpo estudantil, auxilia no desenvolvimento acadêmico, e contribui no lançamento de futuros quiropraxistas para o mercado brasileiro e mundial. 

  • Visita do Presidente da ABQ na UCEFF

    O presidente Daniel Fachini fez uma visita presencial na instituição de ensino UCEFF e falou com os estudantes e coordenação do curso de bacharelado em quiropraxia.



  • Participação da Diretora de Assuntos Acadêmicos da ABQ na Live promovida pela ONG Quiropraxia sem Fronteiras

    A Diretora de Assuntos Acadêmicos da ABQ, Carolina Kolberg, participou da Live "A mulher na pesquisa científica" em homeagem ao mês da mulher, promovido pela ONG Quiropraxia sem Fronteiras.

Abril, 2022 

  • Visita do Presidente na UNIGAMA, RJ

    Neste dia 25 de Abril, o presidente da Associação Brasileira de Quiropraxia, Daniel Facchini, esteve em visita oficial ao Centro Universitário Gama e Souza - UNIGAMA, onde foi inaugurado o quarto curso superior em quiropraxia do Brasil.


    Sob a coordenação do professor Paulo Gomes de Oliveira Neto, o curso teve sua aula inaugural no dia 18/02/2022, sendo que primeira turma conta com 23 estudantes.


    A assiduidade, a dedicação e o esforço dos alunos do curso de quiropraxia da UNIGAMA já são características famosas por toda a instituição, causando elogios por parte dos demais professores, das secretarias, dos gestores e até mesmo do próprio reitor.


    Essa intensidade foi imediatamente perceptível na visita do presidente, em meio a um dia de chuvas intensas que alagaram vários pontos da cidade, praticamente impossibilitando o deslocamento de carro ou ônibus. Nenhum aluno de nenhum curso apareceu para a aula da sexta-feira à noite, com exceção dos futuros quiropraxistas.


  • Lançamento da ABQ Estudantil

    Com o objetivo de contribuir na educação quiroprática brasileira, a ABQ lançou uma nova categoria de anuidade chamada ABQ Estudantil. Este projeto visa aproximar os estudantes de graduação com a Associação Brasileira de Quiropraxia.


    No dia 26 de Abril de 2022 a ABQ e o perfil do instagram @quirodepressao realizaram uma divulgação em formato de live para os estudantes de quiropraxia de todos os cursos de bacharelado do Brasil em quiropraxia, como funcionará o projeto da ABQ Estudantil, focando na explicação do formato, quem poderá participar, como será toda a grade de cursos propostos e dizer que para 2022, a ABQ já conta com 10 palestrantes que oferecerão workshops práticos e eventos online, a fim de trazer a experiência de profissionais renomados para os estudantes de quiropraxia de todos os cursos superiores em quiropraxia do Brasil!

  • Visita da Diretoria da ABQ na UAM, SP

    No dia 19 de abril, a ABQ esteve presente na Universidade Anhembi Morumbi, representada pela nossa Secretária geral Jacyara Zani e o diretor regional Sudeste Felipe Trindade.


    Nossos diretores apresentaram e esclareceram dúvidas sobre o papel da ABQ e sua importância para a profissão no país, assim como o que vem sendo desenvolvido e os projetos em andamento.


    O grande destaque foi a apresentação aos alunos da ABQ Estudantil e seu cronograma que inclui workshops intensivos de técnicas, palestras presenciais e palestras online, a fim de facilitar o aperfeiçoamento técnico e clínico dos futuros quiropraxistas.



  • Palestra Virtual de Abertura da ABQ Estudantil

    O programa de desenvolvimento acadêmico da ABQ Estudantil iniciou de forma virtual (30/04/2022), com o tema: Filosofia Quiroprática, ministrada por Haig John.


    A partir de agora, as inscrições estão abertas para que estudantes do bacharelado possam see tornar membros da ABQ Estudantil.

  • Divulgação do Projeto ABQ Indica

    Curso de Neurofisiologia aplicada à Quiropraxia.

Maio, 2022 

  • Resposta à publicação da Neurology pela ABQ

    Uma das ações recentes da ABQ foi enviar resposta a uma publicação da renomada Neurology, o artigo em debate reporta um caso ocorrido no Brasil de lesão medular, dissecção da artéria vertebral e isquemia cerebelar, supostamente, após uma sessão quiroprática. O relato é bastante resumido, carece de detalhes e apresenta apenas duas imagens das lesões. Além disso, o mesmo caso já havia sido publicado em outro periódico, por mais um grupo do mesmo hospital, com mais detalhes e algumas divergências, portanto considerado dupla publicação. A diretoria da ABQ entrou em contato com o grupo de médicos responsáveis pelo caso, não encontrando evidências que a manipulação desse paciente tenha sido realizada por um quiropraxista, certamente não por um bacharel. Na resposta aos autores e à Neurology salientamos que a quiropraxia é uma profissão, não apenas uma técnica. Defendemos que os quiropraxistas são qualificados para o diagnóstico e tratamento de condições musculoesqueléticas e que a manipulação da coluna vertebral é segura quando realizada por um profissional, após uma avaliação completa. Apesar do fato de a profissão ter diretrizes da OMS sobre treinamento básico e segurança, infelizmente, no Brasil, a profissão ainda não está regulamentada e pessoas com poucas horas de formação se autodenominam quiropraxistas e realizam manipulações sem o conhecimento e expertise para fazê-lo. Por fim, fomos enfáticos em recomendar que a melhor forma de garantir a segurança dos pacientes é a regulamentação da profissão no Brasil. 


    Spinal Cord Injury, Vertebral Artery Dissection, and Cerebellar Strokes After Chiropractic Manipulation. Gabriel Bortoli Ramos, Rebecca Ranzani Martins, Julia Carvalhinho Carlos de Souza, Fernando Cavalcanti de Sá e Benevides Falcão, Cesar Castello Branco Lopes, Andre Luiz Gargioni de Andrade, Guilherme Diogo Silva. Neurology Nov 2021, 10.1212/WNL.0000000000013078; DOI: 10.1212/WNL.0000000000013078


    Dual Publication: Spinal Cord Injury, Vertebral Artery Dissection, and Cerebellar Strokes after Chiropractic Manipulation

    Neurology Apr 2022, 10.1212/WNL.0000000000200334; DOI: 10.1212/WNL.0000000000200334


    Reader Response: Spinal Cord Injury, Vertebral Artery Dissection, and Cerebellar Strokes After Chiropractic Manipulation

    Carolina Kolberg, Director of academic, educational and research affairs., Brazilian Chiropractic Association

    Iã F. Miranda, Member of the Research and Education Committee, Brazilian Chiropractic Association

    Daniel Facchini, President, Brazilian Chiropractic Association. 


    https://n.neurology.org/content/reader-response-spinal-cord-injury-vertebral-artery-dissection-and-cerebellar-strokes-0

  • Realização da 1º Aula presencial da ABQ Estudantil, na UNIGAMA

    em 14/05/2022, a UNIGAMA foi a primeira instituição à receber um curso presencial desenvolvida pela ABQ Estudantil. o Tema foi: "Imersão em Filosofia" com a quiropraxista Viviane Rocha.

  • ABQ Indica: Cursos divulgados pela ABQ

    Curso de Introdução à LOGAN BÁSICO pelo IDQUIRO (Instituto par ao Desenvolvimento da Quiropraxia).


    Curso de Quiropraxia para Gestantes, com Lilian Aliberti, especialista em Webster, Perinatal e Pediatria pela ICPA.

  • Palestra com DC Haig John para a ABQ Estudantil

    Dia 14/05, ocorrerá na UNIGAMA o primeiro evento presencial da ABQ Estudantil!


    O evento "Imersão em Filosofia" terá como palestrante a quiropraxista Viviane de Oliveira Rocha.


    Graduada em 2007 pela UAM, assim que se formou mudou-se para os EUA com o objetivo de aprimorar os seus conhecimentos. Em 2009 ganhou uma bolsa de estudo do programa de desenvolvimento para quiropraxistas internacionais pela Parker College of Chiropractic 2009/10 na qual foi aluna ouvinte, durante esse período participou de diversas aulas, entre elas filosofia.

    De 2014 à 2017 trabalhou em Buenos Aires, na Vida Chiropractic, um consultório de quiropraxia centrado em subluxação vertebral e foi durante esse período que viu a filosofia da quiropraxia sendo aplicada na prática.


  • Cerimônia do Jaleco Branco na UAM

    Na terça-feira, dia 10 de maio de 2022, ocorreu a Cerimônia do Jaleco Branco na Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo/SP. O evento simboliza o início da jornada clínica de cada futuro quiropraxista, saudando os alunos do 7º semestre ao entrarem no estágio. Devido à pandemia, o 8º semestre se juntou ao 7º esse ano, e as turmas comemoraram juntas.


    São um total de 42 alunos do período matutino (1a. foto) e 22 do período noturno (2a. foto).


    A Associação Brasileira de Quiropraxia parabeniza a todos os nossos futuros colegas quiropraxistas por esse dia simbólico. Esperamos que a vida clínica na instituição seja a coroação de uma vida acadêmica enfrentada com louvor e com a seriedade merecida por cada pessoa sob o cuidado de nossas mãos!


  • Aula de Filosofia com a Quiropraxista Viviane Rocha para a ABQ Estudantil

    Aconteceu no sábado, dia 14 de maio, a primeira aula presencial da ABQ Estudantil na Unigama, Rio de Janeiro.


    A aula foi dada pela quiropraxista Viviane Rocha, que falou sobre a Filosofia Quiroprática.


    Agradecemos imensamente a Viviane, pela disponibilidade e a excelente aula ministrada e também todos os participantes do encontro.


  • Cerimônia do Jaleco Branco na FEEVALE

    A cerimônia do jaleco branco da Universidade Feevale, no Rio Grande do Sul, ocorreu em março, nos dias 11 (primeira foto) e 22 (segunda foto). Nessa ocasião os alunos receberam o jaleco de seus supervisores, a Prof. Márcia Alexandre (ABQ 23) e o Prof. Nilo Mayer (ABQ 30) nas respectivas turmas, e após prestaram o juramento do jaleco branco, que enfatiza o compromisso e responsabilidade assumidas ao ingressarem nessa etapa final da graduação. A cerimônia marca o início da jornada como futuros Quiropraxistas.


    A Associação Brasileira de Quiropraxia parabeniza a todos os nossos futuros colegas quiropraxistas por esse evento simbólico. Esperamos que a vida clínica na instituição seja a coroação de uma vida acadêmica enfrentada com louvor e com a seriedade merecida por cada pessoa sob o cuidado de nossas mãos!


  • Visita à Universidade FEEVALE

    Na segunda, dia 23/05, a Diretora de Assuntos Acadêmicos da ABQ, Dra. Carolina Kolberg, esteve em visita a FEEVALE, para um encontro com os estudantes organizado pelo Diretório Acadêmico de Quiropraxia.


    O objetivo desta visita foi apresentar a ABQ Estudantil aos alunos e falar sobre as ações gerais da ABQ.


 Junho, 2022 

  • Lançamento da Funcionalidade DENUNCIE AQUI

    A fim de lutar pela qualidade da quiropraxia brasileira, a ABQ lançou uma nova funcionalidade para o site institucional, o DENUNCIE AQUI. Está área poderá ser utilizada por qualquer pessoa, seja ela um paciente, profissional da saúde, estudante, clíncias e quiropraxistas. O preenchimento pode ser de forma anônima e ajudará a ABQ em lutar pela qualidade e bons costumes profissionais.

  • Ampliação do Mural de Oportunidades

    Na área já existente MURAL DE OPORTUNIDADES, além de vagas de trabalho para quiropraxistas, lançamos também a área de classificados, onde quiropraxistas associados poderão divulgar produtos e serviços para colegas da área.

  • Mudança na Comissão Jurídica da ABQ

    Tivemos privilégio de contar com os serviços de assessoria jurídica oferecidos pelo Dr. Renato Salge e da Dra. Cristina Jabardo por anos, atravessando diferentes gestões da diretoria. Gostaríamos de agradecer imensamente pelo trabalho diligente e profissional prestado à ABQ ao longo do tempo, incluindo a presença e a luta junto a nós perante os desafios que enfrentamos enquanto instituição que representa os quiropraxistas brasileiros. 

    A partir desse momento, a assessoria jurídica da ABQ está sob a coordenação do escritório de advocacia Coutinho e Santos Advocacia, na pessoa da Dra. Tainá Coutinho. Damos as boas-vindas, na certeza de um trabalho diligente em prol da quiropraxia no Brasil!

  • Mudança na Diretoria Nacional de Comunicação

    A gestão da Associação Brasileira de Quiropraxia defende fortemente uma atuação colaborativa e descentralizada. Assim conseguimos ter diferentes ideias e opiniões, ouvindo os nossos associados Quiropraxistas e Estudantes. Uma das função da diretoria de comunicação é levar informações aos nossos associados e contribuir para o sólido desenvolvimento da ABQ e da profissão. Houve uma pequena mudança em nossa atual gestão: o Dr. Francisco Pontual, o Diretor de Comunicação, tornou-se integrante do Conselho Fiscal desde Junho de 2022. E o então integrante do Conselho Fiscal Dr. lã Miranda agora é o atual diretor interino na Diretoria de Comunicação. Esta mudança não afetará os projetos que o Dr. Francisco Pontual propôs ao longo de sua candidatura e eleição, uma vez que ele ainda está atuando de forma colaborativa nos projetos da ABQ A mudança servirá para uma mais eficiente organização da nossa força de trabalho.


 Julho, 2022 

  • Divulgação data do VIII Congresso Brasileiro de Quiropraxia

    Confirmado o congresso para os dias 2-5 de Novembro de 2022 em Vitória/ES.


  • Criação dos grupos de WhatsApp para ABQ e ABQE.

    Os grupos foram criados para facilitar a comunicação direta e rápida com os associados. Já no primeiro mês, foi bastante eficiente para divulgar o Ciclo de Palestras da ABQE.

  • Graduação do Bacharel em Quiropraxia - FEEVALE 2022/01

    Tivemos a formatura de oito novos Quiropraxistas pela Universidade Feevale. A ABQ esteve presente na pessoa do nosso presidente, Daniel Facchini. 

  • Ciclo de Palestras ABQ Estudantil

    Desenvolvido de forma colaborativa e liderado pela Dra. Carolina Kolberg, Diretora de Assuntos Acadêmicos, a ABQ iniciou o ciclo de palestras no dia 30/04. Mas em julho que obtivemos um sucesso incrível com aulas que alcançaram mais de 100 alunos, resultado que nos deixa imensamente felizes. Este esforço é para fazer com que o Quiropraxista Bacharel queira estar junto conosco, não apenas por um princípio profissional, mas sim por um motivo de real e genuíno interesse em fazer parte da construção da Quiropraxia no país. Ao vermos todo esse prestígio e apoio, temos certeza que estamos trilhando um bom caminho!

 Agosto, 2022 

  • Abertura das Inscrições do 8º CBQUIRO

    dia 24/08/2022, a diretoria da ABQ lançou as incrições do congresso brasileiro de quiropraxia (8º CBQuiro), iniciando pelo 1º lote.


  • Desenvolvimento do 8º CBQUIRO

    Com grande intensidade nos trabalhos de desenvolvimento do congresso, a diretoria se empenhou na contratação de fornecedores, aquisição de patrocinadores, e inscrições para o Congresso. 

 Setembro, 2022 

  • Lançamento do projeto Estágio Consciente

    O Estágio Consciente da ABQ foi um projeto pensando para fomentar estágio com uma base legal e ética de forma correta propiciando para o estudante um ponto de intersecção entre empresários Quiropraxistas que queiram contratar estagiários em Quiropraxia e estudantes que queiram melhorar sua prática clínica e se desenvolver profissionalmente.


  • Ciclo de Palestras da ABQ Estudantil

    Tivemos excelentes aulas com os professores Daniel Facchini, Juliana Piva, Eduardo Wiezoreck, Plínio de Barros, Tiago Zago, Iraíma Fadanelli, Rubens Filho e Felipe Trindade.

  • Contratação Profissional para a central de atendimento ABQ / ABQ-E

    A fim de melhorar ainda mais a relação entre a ABQ e seus associados, a Diretoria contratou mais um profissional para nos apoiar nos projetos da ABQ e ABQ Estuddantil.

  • Desenvolvimento do 8º CBQUIRO

    Describe the item or answer the question so that site visitors who are interested get more information. You can emphasize this text with bullets, italics or bold, and add links.

 Outubro, 2022 

  • Ciclo de Palestras da ABQ Estudantil

    Tivemos nosso evento presencial com o professor Gabriel Donato na UCEFF.


  • Desenvolvimento do 8º CBQUIRO

    Com grande intensidade nos trabalhos de desenvolvimento do congresso, a diretoria se empenhou na contratação de fornecedores, aquisição de patrocinadores, e inscrições para o Congresso. 

 Novembro, 2022 

  • Lançamento do 8º Congresso Brasileiro de Quiropraxia

    Lançamento do 8º Congresso Brasileiro de Quiropraxia


  • 1º Chiro's Choice Awards

    A ABQ lançou uma premiação de reconhecimento à diversos nomes dda quiropraxia brasileira. O evento foi um sucesso e marcou história da Associação Brasileira.

 Dezembro, 2022

    • Troca da Diretoria Regional Sul

      A antiga diretoria regional sul Stephanie Steigleider a qual pediu desligamento do cargo, foi substituída temporariamente pelo Quiropraxista Pablo Pasqualotti até seja efetivado em assembleia geral.

     Janeiro, 2023

      • Abertura de pagamentos de Anuidade

        Tivemos um recorde de pagamentos de anuidade iniciando janeiro com mais de 465 associações, algo inédito dentro da Associação Brasileira de Quiropraxia.

       Fevereiro, 2023

      • Organização do Seguro Responsabilidade Civil



      • Organização do Intensivo de Verão


      • Aprimoramento do Layout e criação de novas funcionalidades do site da ABQ


      • Lançamento do mais novo curso de Quiropraxia - FAMETRO / AM


       Março, 2023

      • Ciclo de palestras da ABQ Estudantil



       Abril, 2023

      • Oferecimento do Seguro de Responsabilidade Civil para Quiropraxistas

        A ABQ em parceria com a AKAD Seguros, ofereceu aos seus associados um plano de serviço de responsabilidade Civil para quiropraxistas. Porém, não atingiu a quantidade mínima de interessados para a contratação da mesma.

      • Ciclo de palestras da ABQ Estudantil

        Tivemos aula sobre Activator com os professores Arlan Fuhr e Francisco Seixas.

      • Quiropraxia Brasileira destaque no mundo

        Tivemos destaque internacional na revista da WFC com o curso de Quiropraxia da UNIGAMA.

      • Apresentação de curso bacharel em Quiropraxia na PUC Minas

        Ofertado pela PUC Minas tivemos a apresentação do curso de bacharel em Quiropraxia na PUC Minas.

       Maio, 2023

        • Ciclo de palestras da ABQ Estudantil

          Tivemos excelentes aulas presenciais com as professoras Juliana Piva, Cassiana Garcia e o professor Felipe Trindade.

        • Projeto de Lei de Regulamentação da Profissão de Quiropraxista

          Nosso PL 114/2015 foi levado para votação na Câmara dos Deputados em Brasilia e foi pedido para ser realizada uma audiência pública.

        • Ação colaborativa no Projeto de Lei de Regulamentação da Profissão de Quiropraxista

          Agradecemos aos Quiropraxistas que votaram CONCORDO PLENAMENTE na votação virtual do nosso PL 114/2015.

         Junho, 2023

          • Ciclo de palestras da ABQ Estudantil

            Tivemos excelentes aulas com os professores Régis Cabral, Carolina Kolberg (presencial) 

           Julho, 2023

            • Ciclo de palestras da ABQ Estudantil

              Tivemos excelentes aulas com os professores Danilo Messa, Lilian Saldanha, Iã Miranda, Felipe Trindade, Pablo Pasqualotti, Vinícius Girotto e Régis Cabral.

            • I Fórum de Educação em Quiropraxia da ABQ

              Organizada pela Dr. Carolina Kolberg tivemos este fórum para discutir questões educacionais em Quiropraxia no país assim como as DCNs em Quiropraxia. Tivemos presença ilustre de diversos Quiropraxistas e Coordenadores das Universidades assim como a Dra. Claire Johnson ao Dr. Daniel Galafassi e a Dra. Maria Inês Martins.

             Agosto, 2023

              • Ciclo de palestras da ABQ Estudantil

                Tivemos excelentes aulas com os professores Jorge Arantes, Pablo Pasqualotti e Carolina Kolberg (presencial)Tivemos excelentes aulas presenciais com as professoras Juliana Piva, Cassiana Garcia e o professor Felipe Trindade.

              • Projeto de Lei de Regulamentação da Profissão de Quiropraxista

                Nosso PL 114/2015 foi levado para audiência pública com a presença do nosso Presidente Daniel Facchini e o Prof. Coordenador do curso Quiropraxia na PUC Minas Evergisto Maior.

              • Projeto de Lei de Regulamentação da Profissão de Quiropraxista

                Mais uma audiência pública, a primeira no estado de São Paulo na ALESP. Através da ponte feita pela Vitória Rolim e o Deputado Estadual Luiz Fernando tivemos a presença na audiência o presidente Daniel Facchini, diretor Davi Porto e Quiropraxistas Jorge Arantes, Vitória Rolim e Ricardo Fujikawa (virtual).

              • Projeto de Lei de Regulamentação da Profissão de Quiropraxista

                Nosso PL 114/2015 foi levado para votação na Câmara dos Deputados em Brasilia e foi pedido vistas, uma medida protelatória para adiar votação e para os deputados conseguirem ler melhor o projeto de lei.

              Setembro, 2023

                • Projeto de Lei de Regulamentação da Profissão de Quiropraxista

                  Nosso PL 114/2015 foi levado para votação na Câmara dos Deputados em Brasilia e foi feita uma tentativa sem sucesso de criação de subcomissão. Atualmente aguardamos ser colocado em votação novamente.


                • Atendimento às enchentes do Rio Grande do Sul

                  Por mediação do aluno da Universidade Feevale Leonardo Schnorr a ABQ, representado pelo Daniel Facchini e Dra. Carolina Kolberg e com ajuda de estudantes e Quiropraxistas graduados atenderam a comunidade de Arroio do Meio e também em Novo Hamburgo. Houveram doações para este fim pela Quiropraxista Renata Wassall.


                • Comemoração aos 128 anos de Quiropraxia

                  Organizado individualmente por diversos Quiropraxistas e grupos de Quiropraxistas ocorreram milhares de atendimentos gratuitos em diferentes regiões do Brasil. Maioria foi doada para instituições de caridade e também para ONGS.


                • Curso presencial da ABQe

                  Tivemos curso de presencial do professore Rael Rosa (02/09) na UNIGAMA.


                • ABQ presente em seminário internacional do John Minardi em São Paulo

                  A convite do Felipe Gianni, a ABQ representado por Iã Miranda e Carolina Kolberg foram ao evento prestigiar a aula e estreitar os laços com a instituição com o DC John Minardi.


                • Reunião com a coordenação do Bacharel em Quiropraxia da UAM

                  Organizado em conjunto com o Centro Acadêmico representado por Fernando Gonzaga a ABQ representado por Daniel Facchini, Jacyara Zani, Carolina Kolberg e Davi Porto estivemos presentes em reunião com a corrdenadora do curso de Quiropraxia da UAM Janize Maia. Estreitamos os laços para melhor atender os alunos e Quiropraxistas de São Paulo e agradecemos a boa relação e conversa próxima.


                • Entrevistas contratação Assistente Administrativa ABQ

                  Estamos em processo de contratação de Assistente Administrativo para a associação.


                 Outubro, 2023

                  • Congresso Mundial de Quiropraxia da WFC

                    Representando a ABQ o presidente Daniel Facchini e o prof. Paulo Gomes estiveram presente no maior evento de Quiropraxia do mundo organizando pela World Federation of Chiropractic.


                  • Prof. Paulo Gomes ganha prêmio mundial no congresso da WFC

                    Apesar de todas as adversidades e dificuldades em produzir ciência e pesquisar, um brasileiro integrante da atual gestão da ABQ, ganhou dois prêmios por seus trabalhos científicos. Parabéns ao professor Paulo Gomes de Oliveira Neto.


                  • Curso presencial na UAM da ABQEstudantil

                    Logo antes de irem ao congresso da WFC os professores Daniel Facchini e Paulo Gomes deram um curso de extremidades aos alunos da ABQe na UAM.

                  Share by: